sexta-feira, dezembro 29, 2006

Algum Zapping em Dezembro

Cuidado com a língua
Esta é uma excelente aposta da RTP e que espero venha a ter uma grande longevidade. Pela simplicidade, pela demonstração, pelos exemplos, pela informação, pelo humor. Um dos melhores exemplos de serviços público da estação estatal, estação esta que nem sempre está livre de alguns pecadilhos.

Números
A premissa é desvendar crimes utilizando fórmulas matemáticas que estabeleçam padrões, permitindo estabelecer modus, localizações e prever comportamentos. É uma demonstração de uma vertente para a aplicação da matemática à vida real.
Não tendo conhecimentos para sequer suspeitar da falência de alguns dos conceitos apresentados, é curioso pensar que demonstra através do entretenimento o que é esse papão da matemática aplicada, de que muitas vezes ouvimos falar, mas que nós, meros mortais, ou meros humanistas, não conseguimos perceber muito bem.

Prime suspect
Um dos pormenores que gostei nesta série foi o facto de que a polícia forense ao investigar os locais dos crimes ir devidamente equipada com a indumentária adequada de modo a não comprometer e danificar as provas encontradas. Tudo o que infelizmente o CSI não faz. O segundo pormenor foi a personagem da “canalizadora” com um humor mordaz e perspicaz a toda a prova. E, finalmente, a humanidade e terror da história contada.

A anatomia de Grey
Para quê anunciar durante duas semanas um horário em que depois a série não é transmitida? Ainda não percebi a lógica.

Sem comentários: